05-04-2011 19:47

A Criminologia e a actualidade

 

Todos os dias somos deparados com notícias sobre o crime, a violência, o sentimento de insegurança, a criminalidade e outros elementos directa ou indirectamente relacionados.

Vivemos numa Era em que o crime vende, em que o sofrimento dos outros provoca, na generalidade das pessoas, uma curiosidade mórbida crescente.

            A população, dotada de livre-arbítrio, coloca-se do lado da vítima e proclama medidas mais punitivas para "os monstros que corroem a nossa sociedade". Influenciadas pelos media, pelas séries televisivas e pelas opiniões infundadas, acabam por cair num determinismo difícil de curar.

Acredita-se fielmente que a criminalidade está a disparar; que a droga leva, de forma linear, ao crime; que a pobreza e a crise provocam, sem qualquer margem para dúvidas, um incremento dos níveis da criminalidade. A maior parte das pessoas demonstra uma intenção de deixar de sair à noite e muitas não ousam passear depois de escurecer, actos que outrora eram feitos com espontaneidade.

Percebe-se, então, que o crime e os elementos circundantes são vistos de forma simples, linear e sem fundamentações científica.

Como contrariar esta simplicidade e substitui-la pela complexidade?


 

—————

Voltar


Contacto

Cforenses